segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Síntese

Universidade do Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Programa de formação continuada de professores – município de Irecê
Curso de pedagogia – Ensino Fundamental/séries iniciais
Docentes: Ana Paula Moreira e Roseli de Sá
Discente: Naura Célia dos Santos da Silva

Síntese

DEMO, Pedro A nova LDB Ranços e Avanços – campina SP, ed. Papirus 1997 .

O capítulo Leis sim, Rígidas não ou mão do senador faz uma análise das leis referentes á educação no Brasil, tomando como referencia a lei do senador Darcy Ribeiro sobre a escola integral. A princípio a idéia da lei de Darcy era boa, todavia ela não teve êxito, permanecendo apenas no Rio de Janeiro com muitos problemas.
Para o autor, as leis precisam ser flexivas para que possam adaptar se á possíveis necessidades Portanto a flexibilidade pode ser interpretada sobre dois aspectos, a de coerência, compromisso educativo e também pode ser confundida como abuso de direito de interpretar é interpretada flexibilidade é vista como um ponto positivo onde dá oportunidade de expressão entre o espaço educacional onde a coerência , o compromisso estão vejo que
. A LDB modificou o ensino no Brasil, sistema de ensino tem hoje uma gestão democrática e espaço próprio de cada sistema conforme suas peculiaridades, as escolas possuem autonomia pedagógica através dos projetos políticos pedagógicos e autonomia financeira que são fiscalizadas por órgãos ligados aos governos responsáveis, e através de conselhos escolhidos pelas e escolas, a LDB fixou uma duração mínima de 4 horas que se expandirá gradualmente. O texto coloca a necessidade de que, os governos municipais, estaduais e federais trabalhem juntos pois hoje as responsabilidades são divididas entre os governo onde municipais cuida do ensino fundamental, o estadual do ensino médio e o federal o ensino superior .
A educação é direito de todos segundo direitos estabelecidos pela ONU, no Brasil essa realidade não é diferente a educação também é. obrigatória todavia, essa educação ainda deixa a desejar, mais que vêem mudando,exemplo antes os alunos passavam para outra série mesmo não estando aptos, agora os alunos precisam estarem aptos para cursa a série seguinte, também a avaliação sofreu modificações segundo o senador a avaliação se dá por meio da regulamentação pertencente a cada instituição que adota um critério em seu sistema de avaliação, onde tais procedimentos visam a promoção de alunos a outras séries mesmo estes não tendo a capacidade de serem promovidos.

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