terça-feira, 21 de outubro de 2008

Comunidade Virtual

O artigo de Paulo Dias faz uma análise quanto a aprendizagem nas comunidades virtuais, onde estas são segundo o autor um novo espaço onde as tecnologias são utilizadas para facilitar o aprendizado. As comunidades virtuais são colocadas com uma nova metodologia para o ensino/aprendizado desta modo a forma como se adquiri conhecimento passa por uma nova significação e simbologia onde a sala de aula deixa de ser único espaço de aprendizado, uma nova mudança ocorre quanto o relacionamento aluno/professor, na comunidade virtuais o conhecimento e socializado o professor deixa de ser o detentor de conhecimento e torna se mais um membro do grupo deixando a posição de professor para mediador das informações.Essa teia de comunicação contudo é complexa. As informações são repassadas de forma não linear, com uma linguagem própria onde o aprendizado acontece através da troca de opinião dos membros da comunidade, desta forma os conceitos são construídos a cada novo acesso contudo essa nova forma de ensina e aprender vai contra aos tradicionalistas que resistem ao uso desta como novas metodologia de ensino.

4 comentários:

Gicélia disse...

É isso aí Naura!
As comunidades virtuais, os suportes digitais, as redes e os hipertextos são, a partir de agora, as tecnologias intelectuais que a humanidade passará a utilizar para aprender, levantar informação, ler, interpretar a realidade, e transformá-la em conhecimentos.

Bjus Gicelia

Paula Rodrigues disse...

Oi colega!

As comunidades virtuais devem estar realmente incluída na educação,sabendo que esse é um dos instrumentos que podemos levar para sala de aula,fazer com que os alunos possam entra nesta mundo de tecnologias.Destinando ao seu ensino e aprendizagem.

bete disse...

È isso mesmo colega, estamos vivendo num mundo contemporâneo e não temos como fugir desses avanços tecnologicos,devemos romper barreiras e aperfeiçoar conhecimentos no mundo virtual.Afinal, somos educadores e nosso papel é formar cidadãos criticos, reflexivos e atuantes.
Para silva (2005),a escola não pode ignorar a evolução tecnologica, caso contrário formará cidadãos alheios ao contexto atual.

Sule disse...

Oi Naura!!!
Estamos visitando os blogs de vocês para acompanhar as produções... Percebi que você trouxe um resumo do texto de Paulo Dias. E onde esta os pontos comuns dos outros textos com tua reflexão???

Querida! Compreenda a necessidade de começar articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão". A única forma que temos como perceber as leituras e estudos de vocês é quando os trazem para reflexão...

Além disso, queria que explicasse essa ideia que você apresenta das comunidades virtuais como nova metodologia para o ensino/aprendizagem... Como isso acontece???

Bjinhos
Sule