sexta-feira, 19 de novembro de 2010

POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS COM AS TIC

Os espaços escolares mostram como um simples espaço físico pode conter uma gama variada, intensa e mesclada de significados.
A percepção de espaço está intimamente liga a de tempo que apesar de ser um tema subjetivo consegue ser tão importante no nosso cotidiano e numa escola ele dita a regra e as relações estabelecidas nesses recintos nas mais diferentes noções de temporalidade será um rico processo de construção de emoções, relações e saberes tão importantes para a nossa evolução não só como sociedade como de foro intimo para que possamos ser indivíduos melhores.
O tempo traz mudanças impensadas para nós e temos de assimilar rápido para não sermos “engolidas” por elas e possamos viver e abandonar antigos preconceitos adquiridos ao longo da vida e principalmente por medo do novo, ou melhor, por medo de fracassar, mas as experiências reais têm comprovado que abraçar novas tecnologias poder ser muito benéfico para o cotidiano. A presença das tecnologias no ambiente escolar tem provocado certa angustia nos docentes, pois os mesmos precisam adquirir potenciais para poder explorar as ferramentas tecnológicas com mais experiência.
Na escola esse papel fica ainda mais evidente por se tratar de espaço destinado à aprendizagem e esta é “obrigada” a assimilar todos esses novos conceitos, retirar o que pode ser bom e prevenir para o que não serve e pode ser maléfico e ajudar seus alunos a transformar em ações práticas.
Diante de tudo isso precisamos colocar em discussão a formação dos profissionais de educação e mudar os currículos universitários para que estes tenham condições de lidar com alunos bem mais preparados e interados das tecnologias, pois hoje em dia eles já nascem plugados na web, assim sendo a nossa educação corre o sério risco de ficar absoluta.
Fazendo relação do filme "Entre os Muros da Escola" e os textos lido reflito que enquanto educadores precisamos estar sempre pensando sobre a nossa prática e didática aplicada em sala de aula, uma vez que precisamos estarmos abertos a novas aprendizagem e dessa forma contibir de maneira satisfatória com o aprendizados dos nossos alunos.

2 comentários:

Maristela Midlej disse...

Oi Naura,

Você fez uma boa articulação entre os textos lidos e o filme Entre os Muros da escola e conseguiu trazer os novos desafios postos para o prfoessor a aprtir das possibilidades das tecnologias digitais.

Só senti falta das referências.
abs,
Maristela

Unknown disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15