sábado, 6 de junho de 2009

A CRÔNICA EM SALA DE AULA


Justificativa

O contato com a leitura deve ocorre desde a Educação Infantil para que as crianças despertem o interesse por essa atividade importantíssima não só para sua vida escolar como para o seu cotidiano. Os textos utilizados precisam ser prazerosos, diversificados, interessantes e adequados para a faixa etária que se quer trabalhar.
Apesar de não dominarem ainda a leitura e a escrita a crônica escolhida se encaixa perfeitamente nos critérios acima citados, aos alunos do grupo 5 onde será aplicada a atividade.

Temática de cada texto e seu desenvolvimento

Na crônica escolhida a temática principal Hora de dormir das crianças e se desenvolve através de um diálogo conflituoso entre pai e filho sobre essa importante regra de disciplina.

As características principais:

A constatação da ordem do pai pelo filho quanto o ir dormir.
_ Os outros meninos todos dormem tarde, só eu que durmo cedo
A agressão física do pai contra o filho como forma de disciplinar o garoto.
_ Tome para você aprender. E amanhã fica de castigo, está ouvindo? Pra aprender a ter respeito a seu pai.
Chantagem emocional de ambas as partes, primeiro do filho e depois do pai.
_ Amanhã eu não vou ao colégio.
_ Porque você é assim, meu filho? Só para me aborrecer. Sou tão bom para você, você não reconhece. Faço tudo que você me pedi, os maiores sacrifícios. Todo dia trago para você uma coisa da rua. Trabalho o dia todo por sua causa mesmo e, quando chego em casa para descansar um pouco, você vem com essa coisa. Então é assim que se faz?


Linguagem e recursos expressivos

A crônica é apresentada em forma de diálogo, na qual o autor fez uso da linguagem coloquial e dos sinais de pontuação.

Elementos de contextualização

Os elementos de contextualização empregado neste texto foram os argumentos e a chantagem feita pelos 2 personagens para atingirem seus objetivos.



Relação com os temas transversais:

O texto fala de respeito e valores além de poder ser utilizados nas aulas de português e matemática.

Adequação as séries iniciais:

Nas séries iniciais onde os aspectos abordados em um texto são mais complexos que na educação infantil. A crônica Hora de dormir de Fernando Sabino, possui uma gama maior de possibilidades de ser trabalhada em sala de aula tais como: ciências, português, matemática e filosofia.

Plano de aula

Escola Marcondes Batista Félix
Data:15/04/2009
Professora: Naura Célia dos Santos Silva
Grupo: 05

Objetivos:

Desenvolver a capacidade oral dos alunos através da elaboração de argumentos orais que justifique suas opiniões e também as capacidades pictóricas e motoras que serão avaliadas na forma de desenhos.

Conteúdos:
Regras de convivência familiar
Valores sociais
Convivência social

Recursos:
Xerox da crônica
Papel oficio
Lápis de cor
Lápis comum
Giz de cera

Duração: 45 minutos

Desenvolvimento:

A formação da roda e a leitura da crônica Hora de dormir de Fernando Sabino, será a primeira atividade do dia realizada pela professora com os alunos do grupo 5 que ainda não dominam leitura e escrita. Logo depois da leitura a professora promoverá uma discussão sobre as regras que os pais impõem aos filhos e como isso acontece na casa de cada um.Eles ilustrarão as regras de suas casas.

Atividades
As atividades serão de leitura, argumentação oral e representação pictórica.


Relatório da Atividade

A atividade com a crônica, Hora de Dormir, de Fernando Sabino foi realizado na Escola Marcondes Batista Félix com as crianças do grupo 5 vespertino, no dia 15/4/2009,entre às 8 e 8:45 h, onde sou a professora regente da classe.
O trabalho teve inicio no 1º horário da aula, após acomodar as crianças fui explicar que a aula daquele dia, o que os deixou muito curiosos. As crianças faziam muitas perguntas a respeito de quem iria contar a história.
A crônica foi apresentada aos alunos, através de teatro de bonecos. As crianças ouviram atentamente com bastante interesse e observava todo o movimento que os bonecos faziam, com muito entusiasmo. Ao final da encenação da crônica, os alunos puderam falar fatos do seu cotidiano com as regras domiciliar de cada um e os relatos foram interessantes como falas como:
_ Pró eu durmo cedo porque não consigo ficar acordada até tarde.
_Papai do céu não gosta quando não obedecemos nossos pais.
_Meu pai me deixa assistir televisão até mais tarde.
_Pró meus pais só deixa assistir os programas que são para as crianças.
_E eu fico assistindo até de madrugada meu pai não me reclama e também eu não tenho medo de vê filmes de terror.
Após ouvir o que as crianças falavam, comecei a questioná-las sobre as regras para que compreendessem que precisamos de regras para vivermos bem uns com os outros e principalmente respeitar nossos pais.
E para finalizar os alunos registraram com ilustrações o que compreenderam da crônica.

Hora de dormir

Fernando Sabino
_Por que não posso ficar vendo televisão?
_Por quê?
_Porque está na hora, ora essa.
_Hora essa?
_Além do mais, isso não é programa para menino.
_Por quê?
_Porque é assunto de gente grande, que você não entende.
_Estou entendendo tudo.
_Mais não serve para você. É impróprio.
_Vai ter mulher pelada?
_Que bobagem é essa? Andre, vá dormir que você tem colégio amanhã cedo.
_Todo dia eu tenho.
_Está bem, todo dia você tem. Agora desligue isso e vá dormir.
_Espera um pouquinho.
_Não espero não.
_Você vai ficar aí vendo e eu não vou.
_Fico vendo não, pode desligar. Tenho horror de televisão. Vamos, obedeça seu pai.
_Os outros meninos todos dormem tarde, só eu que durmo cedo.
_Não tenho nada que ver com os outros meninos: tenho que ver com meu filho. Já para cama.
_Também eu vou para a cama e não durmo, pronto. Fico acordado a noite toda.
_Não comece com coisa não, que eu perco a paciência.
_Pode perder.
_Deixa de ser malcriado.
_Você mesmo que me criou.
_O quê? Isso é maneira de falar com seu pai.
_Falo com quiser, pronto.
_Não fique respondendo não: cale essa boca.
_Não calo. A boca é minha.
_Olha que eu ponho de castigo.
_Pode pôr.
_Venha cá! Se der mais um pio, vai levar umas palmadas.
_ ...
_Quem é que anda lhe ensinando esses modos? Você está ficando é muito insolente.
_Ficando o quê?
_Atrevido, malcriado. Eu com sua idade já sabia obedecer. Quando é que eu teria coragem de responder a meu pai como você faz. Ele me descia o braço, não tinha conversa.
Eu porque sou muito mole, você fica abusando... Quando ele falava está na hora de dormir, estava na hora de dormir.
_Naquele tempo não tinha televisão.
_Mas tinha outras coisas.
_Que outras coisas?
_Ora, deixe de conversa. Vamos desligar esse negócio.Pronto, acabou-se. Agora é tratar de dormir.
_Chato.
_Como? Repete, pra você ver o que acontece.
_Chato.
_Tome, para você aprender. E amanhã fica de castigo, está ouvindo? Para aprender a ter respeito a seu pai.
_...
_E não adianta ficar aí chorando feito bobo. Venha cá.
_Amanhã eu não vou ao colégio.
_Vai sim senhor. E não adianta ficar fazendo essa carinha, não pense que me comove. Anda venha cá.
_Você me bateu...
_Bati porque você mereceu. Já acabou, pare de chorar. Foi de leve, não doeu nada. Peça perdão a seu pai e vá dormir.
_...
_Porque você é assim, meu filho? Só para me aborrecer. Sou tão bom para você, você não reconhece. Faço tudo que você me pede, os maiores sacrifícios. Todo dia trago para você uma coisa da rua. Trabalho o dia todo por sua causa mesmo,e quando chego em casa para descansar um poço, você vem com essa coisa. Então é assim que faz?
_...
Então você não tem pena do seu pai? Vamos! Tome a bênção e vá dormir.
_Papai.
_Que é?
_Me desculpe.
_Está desculpado. Deus o abençoe. Agora vai.
_Por que não posso ficar vendo televisão?


Referências

Panagua,Gema e Palácios, Jesus Educação Infantil; resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed,2007

Sabino Fernando. Para gostar de ler 1 Crônicas. São Paulo: Editora Ática, 2006.

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