sábado, 2 de maio de 2009

Visita ao ponto de cultura de Irecê


Entrevista realizada no ponto de cultura com Rita de Cássia

Segundo Rita de Cássia, o Software Livre chegou no Ponto de Cultura através do projeto elaborado pela UFBA ( Universidade Federal da Bahia ) em 2003. Os computadores já chegaram com o sistema Software Livre, e o sistema que eles utilizam é o Ubutu. Seus aplicativos são o open office, gráficos, áudio e vídeo. Sendo o open office o editor de texto, apresentação e planilha eletrônica. O gimp é o editor de imagem. A manutenção das máquinas são realizadas pelos próprios funcionários e por alguns voluntários do Ponto de Cultura.
Rita de Cássia deixou bem claro que é adepta ao software livre pelas vantagens e seguranças que o mesmo oferece. Com muita segurança, ainda nos falou dos quatro princípios ( liberdades ) do software livre:
*A liberdade de executar;
*A liberdade de estudar;
*A liberdade de redistribuir;
*A liberdade de aperfeiçoar;
O acesso ao código fonte é o pré-requisito para essa liberdade.

De acordo com Rita de Cássia “O software livre pode ser utilizado sem instalá-lo, fazendo apenas o but”.
Naura Célia

4 comentários:

cristina disse...

Naura,a entrevista feita com Rita facilitou a compreensão das vantagens do SL para a educação mesmo para os bairros mais carentes,eles são beneficiados com as políticas públicas do nosso municipio o que favorece a expansão do SL em todas as comunidades que tem os centros inforcentros e beneficia crianças e jovens a serem incluidos na tecnologia digital.

bete disse...

Naura,nas entrevistas, percebemos o quanto Rita é segura para falar do software livre, ela deixa bem claro as vantagens que esse programa nos oferece, mas ainda não me sinto segura para instalá-lo no meu pc,o motivo é:Ainda estou aprendendo lidar com a tecnologia, mas estou interessada em saber como podemos estar usando o cd de but Rita e Ariston já se colocaram à disposição para quem queira conhecer melhor a respeito do software livre a partir daí pretendo instalá-lo dividindo o hd para que eu possa usar os dois como a professora Bonilla mesmo falou em aula, para depois instalar definitivamente.

Paula Rodrigues disse...

Ao observar o movimento de vocês com as entrevistas e pesquisas fiquei super curiosa como é trabalhada realmente as politicas públicas do software livre,pena que não estive inserida nesta atividade.
Beijos

Bonilla disse...

olá Naura,
além dos relatos das entrevistas, vc precisa analisar o que viu, ouviu e discutiu. Traga tuas reflexões, pois são elas que mostram os conhecimentos que vc está produzindo.
vamos lá...
bj