sexta-feira, 14 de agosto de 2009

INCLUSÃO DIGITAL?


Muito se fala de inclusão digital, no entando essa realidade ainda não faz parte do nosso cotidiano. Inforcentros, lan house, ciber café, são vários os ambientes onde pode se acessa a rede hoje, mais infelismente boa parte dos acessos são feitos em locais públicos e ou privados, onde grande parte de população brasileira não tem acesso e muitos não conhecem a internet a não ser o que ouvem falar sobre ela.

Comida , vestuario, informação, a população carente do país tem carencia não só de internet mais direitos básicos a necessidade humana. Uma realidade pode ser constatada,muitas as escola tem inforcentro , mais estes não são usadas porque nem os alunos e muitas vezes os professores não sabem operarar as máquinas, e quando são utilizados ,os computadores servem apenas de fonte de pesquisa, quando podiam ser utilizados também como fonte de produção de informação como coloca (PRETTO ,2006) . A falta de conhecimento da sociedade escolar, em informática infelismente vem deixado um importante recurso de lado quando poderia enriquecer as aulas e facilitar no processo de ensino /apredizagem , e até da relação aluno /professor.

4 comentários:

Gicélia disse...

É Naura, por isso, cada vez com mais intensidade, as políticas de inclusão digital vêm sendo
discutidas para diminuição do analfabetismo digital que as desigualdade social causa.

nubia disse...

Pois é querida colega, porissso mesmo que nós ,que estamos adiquirindo esse conhecimento sobre o que é está incluidos digitalmente temos de fazer a diferença mostrando para essas pesoas que os nossos alunos precisam deixar de ser meros consumidores,e para isso precisam ter acesso a bloges,msn,jogos orkuts,slas de bate-papos e construir cada vez mais.E que tudo isso podem ser feito no infocentro da própria escola.Asim e que acontece a inclusão digital.

Nubia Barbosa disse...

Muito bem Naura, as máquinas realmente já se encontra em muitas escolas mas, precisamos de formação e oportunidades para parssarmos para os nossos alunos.

lene disse...

Apesar do nosso cenário apresentar excluidos como personagens centrais diante desse tema tão polémico aos poucos bem de mansinho vão surgindo as máquinas nas escolas. E aí o que fazer com elas? Quem não sabe operá-la, pode ensinar aos outros? Precisamos ser orientados, e nos prepararmos para mudar esse cenário. Ser incluir digitalmente primeiro para depois incluir nossos alunos.